fbpx


O inconstante algoritmo de busca do Google recompensa generosamente aqueles que seguem a sua lei, mas castiga aqueles que não se atualizam.

Sim, estudos mostram que uma boa posição no topo do ranking do Google produz um CTR de 30%, mas esse número cai 2% por cada posição abaixo. Por isso construir um SEO de qualidade para qualquer nicho online depende de como o Google tem olhado para o seu site, se ele tem gostado ou odiado o seu trabalho.

Então, preparamos 10 pontos dos quais você não pode falhar com nenhum para ser amigo e encontrado pelo Google, confira! 

1 – Você está ignorando o celular (site responsivo)

O Google colocou uma ênfase enorme na otimização móvel nestes últimos anos. E por o fez? Porque o mercado de smartphones tem crescido em base de milhões de usuários . Capitalizar usuários de smartphones significa projetar um site responsivo. Saiba mais da importância de ter um site responsivo.

2 – As pessoas não estão navegando em seu site

O Google mede a taxa de rejeição ou a porcentagem de pessoas que deixam seu site sem usar as páginas  de resultados de buscas. Uma alta taxa de rejeição diz ao Google que o layout da sua página é ruim. Aos olhos do Google, uma página bem desenhada conduzirá a cliques para outras páginas.

3 – Seu tempo de acesso é baixo

Da mesma forma, o tempo no site é essencial assim como a taxa de rejeição, pois mede quanto tempo os usuários permanecem em suas páginas na web. O Google compara o tempo do seu site com um site de qualidade. Um conteúdo fraco e um design ruim influenciam os usuários a se deslocarem para outro lugar diminuindo assim o tempo de acesso.

4 – Você quer trapacear

O seu site é dedicado exclusivamente a ranquear no Google, com o único objetivo de obter melhores resultados de pesquisa. Isso é ruim! O Google quer ver páginas dedicadas a ajudar os usuários. Isso significa que coisas como domínios de frase recheadas de palavras-chave podem prejudicar o seu posicionamento nas pesquisas.

5 – Seus links são de baixa qualidade

O Google lançou recentemente a atualização do Penguin 4.0 que permite que o gigante da pesquisa monitore links em tempo real. Usar links de baixa qualidade entre as atualizações do Google não é mais uma estratégia viável.

Aumente seu rank de busca, linkando para fora, com sites de boa autoridade. Links confiáveis podem ser .gov, .edu. Links para páginas que linkam a um site com autoridade também é uma boa estratégia. Qualquer coisa além de dois graus de separação pode prejudicar seu rank nas buscas.

6 – Você não tem um sitemap

O seu site oferece um “mapa” da sua estrutura de páginas? Não enviar um sitemap torna difícil para o Google “rastrear” o seu site. Tudo o que dificulta o trabalho do Google também irá diminuir a sua classificação nas pesquisas, de modo que criar o seu próprio mapa e apresentá-lo ao Google irá te ajudar.

7 – Suas meta-tags estão desfocadas

As meta-tags são sequências curtas de texto dentro do código HTML que descrevem o conteúdo de uma página para o Google. O Google lê as tags e, em seguida, determina o foco do seu site. As tags que descrevem de forma imprecisa o conteúdo do seu site confundem o Google e diminuem o ranking de pesquisa.

8 – A velocidade do site é lenta

O Google coloca grande ênfase na experiência do usuário final. Sites que carregam lentamente, são considerados ineficientes, portanto, são penalizados. Isto não é surpreendente, já que 40% dos usuários irão abandonar um site que leva mais de três segundos para carregar.

9 – Seu conteúdo é fraco

O conteúdo é fundamental na experiência do usuário final. Conteúdo forte diz ao Google que seu site é relevante, uma autoridade em seu tópico, portanto, vale a pena recomendar aos usuários. Conteúdo fraco diz ao Google para ignorar completamente o seu site. Um site poderia brilhar em qualquer outro lugar, mas sem conteúdo está destinado a falhar.

10 – O Google não confia em você

A baixa confiança é um ponto culminante das razões anteriores pelo qual Google odeia o seu site.

Simplificando, o Google vai confiar em sites que servem aos usuários com práticas apropriadas de SEO. Se o Google não confia em seu site, ele não tem nenhuma razão para classificá-lo nas SERPs.

Se você conseguir manter estas dez coisas em mente, a sua amizade com o Google virá naturalmente. Porém é bom lembrar… O Google não perdoa facilmente e esta pronto para penalizar.

Não seja odiado pelo Google, conte com os serviços de SEO da Digital Prime Web Solutions.

Solicite um orçamento!

Jefferson Maes

Jefferson Maes

Diretor da Digital Prime Web Solutions, 🎓 programador, 💻 web designer, ☕ amante de café, 🚧️ skatista, 🎶 baterista, 💪 bjj.