Sitemap-xml - Digital Prime WS - Criação e Otimização de Sites

Otimizando com Sitemap.XML

Continuando com nossos artigos sobre a Otimização Onpage, chegamos ao nosso penúltimo artigo dessa sessão: O Sitemap.XML.

O que é Sitemap.XML?

O Sitemap.XML é o mapa de seu site para informar aos robôs de buscas sobre páginas do seu site que, de outra forma, talvez não seria possível encontrar. Resumidamente, um Sitemap de XML (geralmente chamado de Sitemap, com S maiúsculo) é uma lista das páginas do seu site.

Criar e enviar um Sitemap ajuda a garantir que o os robôs de buscas tenha conhecimento de todas as páginas do seu site, incluindo URLs que não seriam habitualmente encontrados por meio do processo normal de rastreamento dos buscadores.

Otimizando o seu Sitemap.XML você pode fornecer aos buscadores metadados sobre tipos específicos de conteúdo no seu site, incluindo vídeo, imagens, celular, notícias , código-fonte de software e informações geográficas.

Por exemplo, uma entrada de Sitemap de vídeo pode especificar o tempo de execução, categoria e status de indicação para menores; uma entrada de Sitemap de imagem pode fornecer informações sobre o assunto, tipo e licença de uma imagem.

Você pode também usar um Sitemap para fornecer informações adicionais sobre o seu site, como a data da última atualização e a frequência com que você espera que a página seja alterada.

Os Sitemaps são especialmente úteis se:

  • O seu site tiver conteúdo dinâmico.
  • O seu site tiver páginas que não podem ser facilmente encontradas pelo robôs de busca durante o processo de rastreamento, como por exemplo páginas com conteúdo AJAX ou imagens.
  • O seu site for novo e houver poucos links para ele. Como os robôs de busca rastreiam a web seguindo os links de uma página para a outra, se o seu site não estiver bem vinculado, será difícil detectá-lo.
  • O seu site possuir um grande arquivo com páginas de conteúdo que não estão bem vinculadas umas às outras ou que simplesmente não estão vinculadas.

Os buscadores não podem garantir o rastreamento ou a indexação de todos as suas URLs. No entanto, eles usam os dados do seu Sitemap para aprender sobre a estrutura do seu site, o que permite que melhorem a programação de rastreador e façam um trabalho ainda melhor no rastreamento do seu site no futuro.

Na maioria dos casos, os webmasters se beneficiam enviando o Sitemap, e jamais são penalizados por fazê-lo, por isso a importância nessa parte da otimização.

Criando seu Sitemap.XML

Ao criar seu Sitemap.XML crie ele segundo os princípios do Protocolo do Sitemap definido pelo sitemaps.org . Assim ele será compatível com outros mecanismos de pesquisa que adotam os padrões do sitemaps.org.

Para criar o seu Sitemap.XML você pode usar este site que gera ele gratuitamente para você. Então é só você colocar ele na raiz do site!

Assim que você criar um Sitemap em um formato aceito, na maioria dos buscadores você poderá enviá-lo usando as Ferramentas para webmasters de cada buscador. Isso permite que os buscadores forneçam informações úteis sobre estatísticas e status.

Você também pode especificar o local do seu Sitemap no seu arquivo robots.txt que será nosso próximo e último artigo na sessão Otimização Onpage.

Fundador e diretor da Digital Prime Web Solutions, sonhador, empreendedor e autodidata. Responsável geral pela área de criação de sites, gerenciamento de mídias sociais e otimização dos sites – SEO

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!