Atualização do Google Penguin - Digital Prime SEO FOZ

Atualização do Google Penguin

Então pessoal, creio que vocês ouviram falar dessa nova atualização no Algoritmo do Google Penguin que aconteceu no dia 23/09/2016, depois de 4 anos do seu lançamento.

Bom se você não ouviu saiba agora que essa atualização aconteceu e já esta afetando muito os resultados de busca do Google, ou seja a otimização de um site, o famoso SEO.

As mudanças prometem alterar a forma que as páginas são indexadas nas páginas de resultado e isso altera muito a estratégia de SEO e 0 marketing de conteúdo que realizamos.

O que é o Google Penguin?

O Pinguim é uma atualização no algoritmo de buscas do Google que penalizam táticas de link externo spammers, ou seja, links conseguidos de forma não natural, através de compra, por exemplo e em páginas que não tem um conteúdo relevante.

Um dos fatores de ranqueamento de um site é quantos links (principalmente externos) ele tem apontando para sua página ou conteúdo, mostrando que ela tem uma certa autoridade no assunto.

Mas não é só a quantidade que é considerada, mas também de onde eles vem. Se seu site ou conteúdo é indicado por um site grande e com autoridade, o Google interpreta que esse é um link de qualidade e você ganha com isso.

Mas se você recebe links de qualidade baixa, ou seja, de sites que não tem relevância ou que não tem nada a ver com o seu nicho, isso pode até prejudicar o seu site. Principalmente se esse site for um spammer.

O Penguin tem o objetivo de fazer com que tudo isso influencie de forma negativa na indexação da página que buscar backlinks dessa forma. Desde o seu começo, o Penguin penaliza os sites que usam estratégias blackhat de SEO, ou seja, formas de driblar os robôs de busca para conseguir que sua página esteja nos primeiros resultados, sem investir em boas práticas e na relevância do conteúdo.

Saiba mais sobre o Google Panda e Google Pinguim.

O que essa atualização muda na prática?

Quando você faz otimizações no SEO da sua página, isso é reconhecido prontamente por alguns algoritmos do Google, mas o Penguin especificamente demorava um certo tempo para reavaliar a sua página e refletir os resultados da sua atualização nos resultados de busca.

Agora isso acabou: depois desse upgrade no algoritmo, as mudanças que você faz no seu site em relação a táticas de backlinks são atualizadas em tempo real no Penguin, afetando imediatamente como seu site ou blog é posicionado nas páginas de resultado do Google.

Então se você foi penalizado por alguma prática spammer, agora vai ser bem mais rápido conseguir voltar as suas posições, basta que você limpe o que fez de errado e otimize sua estratégia de link building, procurando uma linkagem natural através da relevância do seu conteúdo e em páginas que tenham autoridade. Mas se você pisar na bola ou alguém mal intencionado fazer linkagem para o seu site em alguma página spammer, o seu ranqueamento e seu tráfego sentirão bem mais rápido também.

Estou sendo penalizado pelo Google Pinguim?

Para descobrir basta conferir o Google Penguin Checker Tool que mostra como seu tráfego ficou depois das principais atualizações do Penguin e do Panda.
Não esqueça de selecionar “google.com.br” na opção “Choose Your Database” caso a maioria dos teus acessos e pesquisas venham do Brasil.

O próximo passo é procurar saber efetivamente o que tem de errado com a sua página e consertar o mais rápido possível, e você consegue isso usando o Google Search Console.

Caso precise de ajuda conte com a Digital Prime Web Solutions para te auxiliar em todo esse processo.

Nossos serviços de otimização de site SEO e nossa consultoria e análise de SEO irão ajudar o seu site com todos esses detalhes.

Saiba mais e faça um orçamento.

Fundador e diretor da Digital Prime Web Solutions, sonhador, empreendedor e autodidata. Responsável geral pela área de criação de sites, gerenciamento de mídias sociais e otimização dos sites – SEO

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!