Quem já trabalhou com vendas sabe a importância de criar um negócio de e-commerce, afinal é a possibilidade de expandir seus negócios no exterior. A verdade é que apenas abrir uma loja na internet não garante que uma venda aconteça de imediato, pois o público precisa ser atendido de todas as formas esperadas.

As pessoas querem uma ótima experiência de compra na Internet. O e-commerce que não oferece esse recurso corre o risco de ser convertido pelos concorrentes com apenas alguns cliques. Por isso, você deve saber como criar sua loja online e proporcionar aos clientes um ambiente amigável, confiável e envolvente.

Confira os 4 passos básicos para criar um e-commerce.

 

1. Planeje seu negócio

O planejamento do negócio começa com a definição do capital inicial. Quanto você precisa investir para criar um e-commerce? Divida esse valor por 12 para saber o valor mensal de um ano. Seu objetivo é distribuir todas as despesas dentro de um mês especificado.

Considere todas as despesas fixas que você incorrerá em seu negócio, como aluguel de espaço para administrar sua loja e pagamento de água, luz, apartamentos, etc. Aproveite também para definir em qual segmento de mercado ou nicho você fará negócios, o público-alvo que deseja atingir e quem são seus concorrentes.

Essas definições são fundamentais para os próximos passos a serem dados, pois revelarão a necessidade de investimentos precisos em determinadas áreas.

 

2. Escolha uma boa plataforma de e-commerce

Esta plataforma é a espinha dorsal do seu e-commerce porque na verdade centraliza todas as funções do negócio. Por isso, ele precisa ser o mais completo possível, dando à sua loja virtual o suporte necessário para realizar vendas e proporcionar aos clientes uma ótima experiência de compra.

Observe se a plataforma inclui ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) para destacar sua loja nos mecanismos de busca. O layout que oferece deve ser único e responsivo, adaptando-se a diferentes tamanhos de tela, pois muitos consumidores fazem compras em seus smartphones ou tablets.

Observe também se a plataforma permite integração com sistemas ERP que auxiliam na gestão do negócio, bem como um ambiente criptografado para armazenar os dados dos clientes de forma segura.

 

3. Selecione o sistema de pagamento

Escolher um sistema de pagamento é o próximo passo que deve ser dado para criar um e-commerce. Você pode escolher entre três opções. O primeiro é um intermediário de pagamento, que cobra uma taxa fixa por transação. O valor pago será creditado em sua conta, menos o custo de utilização do serviço.

Um gateway de pagamento é a segunda opção, que conecta sua loja com um agente financeiro. Trata-se de uma solução mais avançada que se integra diretamente com o sistema da loja, onde o cliente seleciona a bandeira do cartão e insere seus dados. A rede de cartões verifica o saldo e libera o pagamento.

Em uma integração direta com um adquirente, que é a terceira opção, você é responsável por executar o processo de integração e gerenciamento de riscos.

 

4. Invista na segurança da sua loja online

Um investimento seguro em sua loja virtual é vital para a garantia de sua credibilidade junto ao público, afinal ninguém quer comprar em um lugar onde possa ser atropelado ou ter suas informações pessoais roubadas. Quando a fraude acontece, todos perdem dinheiro – inclusive você.

O e-commerce possui diversas ferramentas antifraude, desde a verificação do código de segurança de um cartão de crédito até o rastreamento do dispositivo de origem de cada compra. É possível comparar os dados de endereço do cartão e o recebimento do produto para o mesmo, bem como definir o nível de risco para a venda do item.

Dependendo da plataforma de comércio eletrônico que você escolher para o seu negócio, ela pode ou não ter opções de segurança para dados e transações de clientes.

 

Se precisa criar um ecommerce conte com a Digital Prime Web Solutions, nós temos as melhores soluções para seu negócio.