O-que-e-Cloaking-blackheat-seo-digital-prime-foz

O que é Cloaking?

Cloaking é uma técnica de SEO em que o conteúdo apresentado para a robô de busca é diferente daquela apresentada para o navegador do usuário. Isto é feito mediante a entrega de conteúdo baseado nos endereços IP ou o User-Agent do cabeçalho HTTP do usuário.

Como funciona o Cloaking?

Quando um usuário é identificado como um robô de busca, um script do lado do servidor oferece uma versão diferente da página, que contém conteúdo que não está presente na página visível, ou que está presente, mas não pesquisável. O objetivo da camuflagem é enganar os robôs de busca e assim exibir para o robô uma página que de alguma forma não seria exibida, sendo assim considerada uma técnica de Black Hat.

Cloaking é frequentemente utilizado como uma técnica spamdexing, para tentar enganar os motores de busca na tentativa de dar relevância e ranking a um site. O Cloaking é uma técnica aplicada na página de entrada e por isso muitos ainda usam como ferramenta o robots.txt.

Entenda mais sobre essa técnica Black Hat de SEO neste vídeo do Matt Cutts explicando o porque o Google não gosta do Cloaking.

Conclusão

O que não devemos fazer é ter um código de tratamento específico para o robô de busca, mais sim deixar que ele encontre as mesmas informações que um usuário qualquer encontraria em nosso site. O Google e os buscadores desejam expor exatamente o que as pessoas estão buscando na web. E uma vez que o conteúdo apresentado aos robôs de busca é um, e o da nossa página é outro, nos resultados aparecerão uma informação, porem no site haverá uma informação diferente, trazendo assim uma experiencia muito negativa ao usuário.

Compartilhe este artigo!

Diretor da Digital Prime Web Solutions, 🎓 programador, 💻 web designer, ☕ amante de café, 🚧️ skatista, 🎶 baterista, 💪 bjj.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!