Google lança ferramenta para desconsiderar links (Disavow Links)

O Google lançou uma nova e muito aguardada ferramenta de “desconsiderar/rejeitar links”. A ferramenta foi anunciada pelo diretor de equipe de web spam do Google, Matt Cutts, quando falava durante uma palestra no Pubcon.

A ferramenta ainda esta em formato beta e tem sido testado por alguns SEOs selecionados. Cerca de 45 minutos depois que o Matt Cutts falou, o Google formalmente anunciava a ferramenta no blog Central do Google Webmaster.

No início deste ano, o Bing já havia lançado sua própria ferramenta de desconsiderar links.

Desconsiderando links

Matt Cutts advertiu que a ferramenta deve ser utilizada com cautela. Ele também alertou que os editores devem primeiro tentar remover os links que estão apontando diretamente para seus site, antes de trabalhar com os sites de hospedagem de links ou com as empresas que possam ter comprado links.

O formato será o de listar URLs em um arquivo de texto, individualmente ou para excluir todos os links de um site em particular usando um domínio, como exemplo neste formato:

  • domínio: google.com
  • domínio: yahoo.com
  • domínio: facebook.com

Ambos os formatos podem ser misturados em um único arquivo, como mostrado abaixo em um exemplo do post no blog do Google sobre a nova ferramenta:

Arquivo para esconsiderar links no Google - Digital Prime WS

Neste exemplo, as linhas que começam com um sinal de libra (#) são consideradas comentários e o Google ignora. A palavra-chave “domínio:”  indica que você gostaria de desconsiderar os links de todas as páginas de um site específico (neste caso, “spamdomain1.com”).

Você também pode solicitar para desconsiderar links em páginas específicas (neste caso, três páginas individuais em spamdomain2.com).

Uma vez que você criou o arquivo, como falado em formato de texto, acesse o link da nova Ferramenta para desconsiderar links através da Central Google Webmaster, escolha o seu site (como a imagem do topo deste artigo), leia todos os avisos, em seguida selecione o arquivo e envie:

Rejeitando links no Google Webmaster tools

Quanto tempo demora para os links serem desconsiderados?

O processo de Google desconsiderar os links do seu site não será imediato. “Pode levar semanas para que entre em vigor”, disse Matt Cutts. Ele também disse que o Google se reserva o direito de não usar os envios se sentir que há alguma razão para não confiar neles.

Somente um envio! Haverá uma opção para baixar o arquivo que você enviou e reenviá-lo com as mudanças. Também há um limite de tamanho de arquivo de 2MB (e se você tiver mais de 2MB de links que você precisa desconsiderar, você provavelmente deve apenas começar um novo site).

Se você cometer um erro, ele também pode levar semanas para “reaver” os links que você gosta. Portanto, tenha cuidado. Confira o que disseram:

Para modificar os links que você gostaria de ignorar, baixe o arquivo atual de links, altere-o para incluir apenas links que você gostaria de ignorar, e depois volte a carregar o arquivo. Por favor, dê tempo para que o novo arquivo possa se propagar através do nosso sistema de rastreamento / indexação, o que pode levar várias semanas.

Matt Cutts também disse que o uso da ferramenta é o mesmo que usar o atributo “nofollow”, que permite que os sites passem ligação para outros sites sem passar classificação de crédito a esses sites.

Quem precisa desconsiderar?

Quem deve usar a nova ferramenta? Foi projetado principalmente para aqueles que foram impactados pela atualização do Google Pinguim, sites que compraram links ou ganharam através de spam.

Na esteira do Pinguim, o pânico tomou conta de trabalhadores em SEO. Alguns queriam uma forma de garantir que eles poderiam desconsiderar links ruins e começar de novo. Outros preocupados com pessoas que pudessem apontar links ruins em seus locais em uma tentativa de prejudicá-los com um “SEO negativo”.

E as coisas pioraram, quando o Google lançou um novo conjunto de advertências de links que não esclarecem se os editores realmente tinham um problema a ser corrigido, e se poderiam ou não corrigi-lo.

Como o Google criou seu próprio monstro de desconsiderar links?

Naturalmente, o Google não precisava de uma ferramenta para desconsiderar links se não tivesse vindo a mudar ao longo dos últimos meses para considerar links ruins como um tipo de voto negativo contra o site. No passado, o Google apenas ignorava links ruins .

Mas contando links ruins como votos negativos, o Google permitiu em grande parte algumas das preocupações sobre SEO negativo, que espera, em parte, com calma a nova ferramenta. 

Em geral, o Google trabalha duro para evitar que outros webmasters possam ser capaz de prejudicar a sua classificação. No entanto, se você está preocupado que alguns backlinks possam estar afetando a reputação do seu site, você pode usar a ferramenta de desconsiderar Links para indicar ao Google que os links devem ser ignorados. Mais uma vez, vamos construir nossos algoritmos com um olho para a prevenção de SEO negativo, por isso a grande maioria dos webmasters não precisam se preocupar com SEO negativo.

Perguntado porque o Google simplesmente não descarta links ruins, em vez de considerar alguns deles como votos potencialmente negativos, afinal, ao mesmo tempo que é bom ter esta nova ferramenta, seria ainda melhor não precisar dela.

Ao invés de responder a pergunta, Matt Cutts se concentra nos benefícios da nova ferramenta, especialmente a capacidade das pessoas “limparem” seus sites dos links ruins apontando para eles.

Maiores informações

Matt Cutts também preparou quase 10 minutos de vídeo sobre a ferramenta, que vocês podem conferir abaixo:

Gostou deste artigo? Então compartilhe!

Fundador e diretor da Digital Prime Web Solutions, sonhador, empreendedor e autodidata. Responsável geral pela área de criação de sites, gerenciamento de mídias sociais e otimização dos sites – SEO

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!