pagerank seu valor e sua morte

O valor do PageRank e sua morte

A Digital Prime Web Solutions resolveu fazer uma retrospectiva de como o PageRank e seu valor afetou toda a web.

Embora não esteja mais ativo os efeitos drásticos causados por essas pontuações ainda permanecerá.

PageRank – o segredo que o Google usou para se tornar o gigante no mundo da pesquisa, que agora não é mais segredo. Sem mais delongas o que é o PageRank? É uma classificação numérica do Google de quão importante são as páginas na web.

Já recebeu algum email pedindo links?

Já teve em seu site comentários spam com link?

Já utilizou o atributo nofollow em links ?

Tudo culpa do PageRank!

Quando o Google começou, o PageRank era algo para seus trabalhos de pesquisa, comunicados de imprensa, páginas de tecnologia e para promover-se como um motor de busca mais inteligente do que seus rivais na época – Yahoo, AltaVista e Lycos.

Quando o Google valorizou as pontuações?

Onde tudo deu errado para a web foi no ano 2000, quando o Google lançou a primeira versão de sua Barra de Ferramentas do Google para Internet Explorer. A barra de ferramentas tornou fácil a pesquisar no Google diretamente do IE. Ela também deu um medidor de PageRank para ver a pontuação de qualquer página.

medidor de pagerank - Digital Prime Web Solutions

A imagem acima é de uma versão Google Toolbar que mostrava o medidor de PageRank. Quanto mais verde na barra, mais importante o Google considerava sua página, para fins de classificação.

A maioria das pessoas que usavam o Google Toolbar provavelmente nunca utilizaram o medidor de PageRank que o Google oferecia como um incentivo para os internautas, uma maneira para compreender a qualidade das páginas (para as pessoas supostamente entenderem as classificações, além do próprio Google). Mas somente um grupo fazia esse esforço: os SEOs.

Impulsionar o PageRank

Para aqueles que fazem otimização para motores de busca, a barra de ferramentas foi um grande presente, uma classificação numérica de quão importante o Google considerava qualquer uma de suas páginas. Foi também uma armadilha terrível para muitos SEOs e um desastre para a web como um todo.

O PageRank sempre foi e continua sendo apenas uma parte do algoritmo de busca do Google, o sistema que determina como classificar as páginas. Existem muitos outros fatores de ranking que também são considerados. Uma pontuação elevada do PageRank não significa que uma página ira classificar bem para qualquer assunto. Páginas com pontuações mais baixas poderiam bater páginas com maior pontuação se elas tiverem outros fatores a seu favor.

A Google então tinha determinado os links como votos expressos na “natureza democrática da Web”. As redes de links foram os super PACs desta eleição, onde o dinheiro poderia influenciar os “votos”.
Se você quisesse melhorar seu PageRank, você deveria ter links, e assim a venda de links surgiu. Redes desenvolvidas para que as pessoas pudessem comprar links e melhorar suas pontuações, e por sua vez, potencialmente, melhorar a sua capacidade em classificar no Google com termos diferentes.

Os links spam

Enquanto isso, o link spam começou a surgir. As pessoas que procuravam pontuações mais elevadas no PageRank começaram a criar o máximo de links que elas pudessem, inclusive em blogs e fóruns. Eventualmente, tornou-se um problema de tal forma que o próprio Google teve que fazer algo sobre isso. Então o Google fez em 2005, a instrução a utilização da tag nofollow, uma forma de evitar a passagem de crédito aos links.

A morte lenta da pontuação

Ironicamente, o Google Toolbar, que lançou o PageRank em 2000 foi se perdendo da memória. Após uma década de crescimento, ela perdeu o valor quando o Google lançou o seu próprio navegador, o Google Chrome, com a pesquisa embutida já na barra de endereço. Desde então sem a utilidade da barra de pesquisa, o Google não lançou outra versão do PageRank.

Depois de um grande sofrimento para tentar atualizar a barra de PageRank no Safari e IE, o Google nunca mais atualizou sua barra de pontuação.

Em 2009 foi lançado o Google Search Console onde ainda se mostrava a pontuação. O PageRank e sua pontuação visível foi morrendo lentamente por volta de 2010.

O mundo e a pontuação pós-PageRank

O molho secreto do Google, finalmente, voltou a ser secreto. Apenas o Google ira saber a pontuação de um site, o que ele continua usando misturado com muitos outros fatores que compõem o seu algoritmo de classificação. Sendo assim não devemos nos preocupar com pontuação do Google.

Finalmente, com o sumiço das pontuações, todos nós podemos desfrutar de um web mais tranquila, onde links nos comentários, e-mail de pedido de links ou uso de nofollow não fazem mais parte das nosso dia a dia. Sem pontuação de PageRank, sem pressão em links!

Conclusão

Sem a pontuação do PageRank houve uma grande economia de link, mas isso não significa que os links não tem mais valor, já que todos sabemos que o Google valoriza os benditos LINKS.

Fundador e diretor da Digital Prime Web Solutions, sonhador, empreendedor e autodidata. Responsável geral pela área de criação de sites, gerenciamento de mídias sociais e otimização dos sites – SEO

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!