Otimizando com URL amigáveis

Assim como o conteúdo de um site deve ser de qualidade e conter uma boa informação, a URL de uma página deve ser construida da mesma forma, contendo a informação direta do conteúdo da página.

URL “amigáveis” porque ela fornece um relacionamento com o usuário. Imagine que você esteja procurando por uma informação sobre otimização com URL amigáveis, o link a seguir te ajudará a decidir e clicar para se informar:

http://digitalprimews.com/otimizando-url-amigaveis/

Já este link é bem menos atraente que o primeiro:

http://digitalprimews.com/d_sezne=360&sid=3a5ebc944f41daa6f8

Por isso sempre que possível crie uma URL óbvia que diga exatamente o que há em sua página. Faça uma URL curta para que seja fácil de copiar e colar, também que chame a atenção quando colocada em um link para que as pessoas cliquem e até mesmo para que os buscadores achem.

O que usar nos espaços da URL?

Para os robôs de busca é muito mais fácil localizar uma URL desta forma http://digitalprimews.com/otimizando-url-amigaveis/ do que desta forma http://digitalprimews.com/otimizandourlamigaveis/. Recomendamos que você use hífens (-) em vez de sublinhado (_) em suas URLs.

URLs excessivamente complexa, especialmente aquelas que contêm vários parâmetros, podem causar problemas para os crawlers criando desnecessariamente um elevado número de URLs que apontam para conteúdo idêntico ou semelhante em seu site. Os buscadores podem consumir muito mais banda do que o necessário, ou poderá não conseguir indexar completamente todo o conteúdo do seu site.

Usando palavras-chave!

Sempre que possível utilize as palavras-chave a qual você deseja otimizar na página. Também evite usar números em sua URL, antes use palavras do que números. As URLs podem conter tanto letras maiúsculas quanto letras minúsculas, mas sem dúvida, use somente letras minúsculas e assim evite erros 404!

Stop Words

São aquelas palavras que podem ser consideradas irrelevantes para o conjunto de resultados a ser exibido em uma busca. Exemplos: as, e, os, de, para, com. Por isso trabalhe da seguinte forma:

Título da página: Otimização de Imagens Atributo alt para SEO

URL da página: http://digitalprimews.com/otimizacao-imagens-atributo-alt-seo/

Finalizando, evite possíveis problemas com a estrutura de URL:

  • Use um arquivo robots.txt para bloquear o acesso a URLs problemáticas. Normalmente, você deve considerar o bloqueio de URLs dinâmica, também URLs que geram resultados de busca, ou URLs que podem criar espaços infinitos, como calendários. Usando expressões regulares em seu arquivo robots.txt você pode bloquear um grande número de URLs.
  • Sempre que possível, evite o uso de IDs de sessão em URLs.
  • Sempre remova os acentos e use o “C” no lugar do “Ç”. Exemplo para a palavra otimização: http://digitalprimews.com/seo-otimizacao-de-sites/

Conclusão

Siga todas essas dicas e com certeza sua URL cumprirá sua devida e importante função!

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe este Artigo!

Diretor da Digital Prime Web Solutions, 🎓 programador, 💻 web designer, ☕ amante de café, 🚧️ skatista, 🎶 baterista, 💪 bjj.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!