Otimização de Imagens Atributo alt SEO

Otimização de Imagens Atributo alt para SEO

Em nossa série de artigos sobre a Otimização Onpage chegamos a um tema muito importante para o SEO: a otimização de imagens.

Todos sabemos que as imagens tem os seus atributos ou tags que a compõe dentro dos códigos html, entre eles o título (title), descrição (description), tamanho (width e height) e o alt (texto alternativo) um dos elementos com maior relevância dentre todos.

Também sabemos que o Google e os demais buscadores ainda não conseguem ler as imagens em um site, porém eles leem os atributos dessas imagens, por isso a grande importância em trabalharmos de forma correta a otimização das imagens em seu site. Pois que site que se preze hoje não terá nenhuma imagem. Alem disso é bom ressaltar que as imagens são um dos elementos que mais cativam as pessoas em um site e quando usadas de forma correta e agradável melhoram a experiência do usuário.

Sempre informe tudo o que souber sobre a imagem

Dê nomes detalhados e informativos aos seus arquivos de imagem. O nome do arquivo pode fornecer pistas sobre do que se trata a imagem. Faça do nome do arquivo uma boa descrição do objeto em questão na imagem. Use nomes de arquivos descritivos pois isso será útil para os usuário. Ex: não deixe suas imagens com este tipo de descrição IMG_6936.JPG. Um exemplo dessa importância é de como ela é usada no Google, que caso ele não encontre um texto adequado na página em que se encontra a imagem, ele usará o nome do arquivo como o snippet da imagem nos resultados de pesquisa.

Usando o atributo “alt” – Crie um ótimo texto!

O atributo “alt” é usado para descrever os conteúdos de um arquivo de imagem. Ele é importante pelos seguintes motivos:

  • Ele fornece informações importantes sobre o objeto em questão da imagem. O Google usa essa informação para ajudar a determinar a melhor imagem para dar retorno à consulta de um usuário.
  • Muitas pessoas, por exemplo, usuários com deficiência visual, pessoas que utilizam leitores de tela ou que possuem conexão lenta, podem não conseguir ver as imagens nas páginas da web. Os textos com atributos “alt” descritivos oferecem informações importantes para esses usuários.

A otimização do atributo alt é muito importante porque você pode preencher os atributos alt com palavras-chave de sua página, porém com muito cuidado, sempre em coerência com o conteúdo para não cometer o Keyword Stuffing, resultando assim em uma experiência negativa ao usuário e podendo fazer com que o seu site seja considerado como spam. Por isso foque sempre em criar um conteúdo útil, rico em informações e que utilize palavras-chave apropriadas e dentro do contexto para suas imagens. Uma dica é testar sua página usando o cache do Google em versão somente de texto.

Tamanho da Imagem – Crie uma ótima experiência ao usuário

Um ótimo conteúdo de imagens é uma excelente maneira de gerar tráfego para o seu site, como comentado acima. Ao publicar imagens pense cuidadosamente sobre como criar a melhor experiência possível aos usuários. Ai vão as dicas:

  • Fotos de boa qualidade atraem mais usuários que imagens tremidas e desfocadas. Imagens claras e nítidas também ficam melhores nas versões em miniatura que são exibidas nos resultados de pesquisas, sendo mais provável que sejam clicadas por outros usuários.
  • Mesmo que a sua imagem apareça em várias páginas do seu site, crie uma página de destino autônoma para cada imagem, onde você possa juntar todas as informações relacionadas. Ao fazer isso, forneça informações exclusivas, como títulos e legendas descritivas, em cada página.
  • Nem todos os usuários vão até o final de uma página, então considere colocar as suas imagens no início da página, onde elas possam ser vistas imediatamente.
  • Considere estruturar os seus diretórios de maneira que imagens semelhantes sejam salvas juntas. Por exemplo, você pode ter um diretório para miniaturas e outro para imagens em tamanho real, ou você pode criar diretórios separados para cada categoria de imagens.
  • Especifique uma largura e uma altura para todas as imagens. Um navegador da web pode começar a exibir uma página mesmo antes das imagens serem carregadas, uma vez que ele já tenha conhecimento das dimensões para reposicionar os elementos não substituíveis na página. Especificar essas dimensões pode acelerar o carregamento da página e melhorar a experiência do usuário.

Título e Descrição – Forneça um bom contexto para a sua imagem!

A página que contém a imagem e o conteúdo em torno dessa imagem, incluindo legendas e títulos, oferecem aos mecanismos de buscas informações importantes sobre o objeto em questão da imagem. Por exemplo, se você possui uma foto de um urso polar em uma página sobre tomates orgânicos, você passará uma mensagem confusa aos mecanismos de pesquisa a respeito do objeto em questão na imagem.

Sempre coloque as imagens juntamente ao texto relevante, e sempre forneça legendas e títulos bons e descritivos às suas imagens.

Para finalizar se ainda não ficou claro temos então este vídeo do Matt Cutts em resumo explicando de forma simples e rápida sobre o atributo alt.

Conclusão

Ao otimizar as imagens o objetivo é que seu site ofereça aos usuários os melhores e mais relevantes resultados de pesquisa. Seguindo as práticas acima com certeza você aumentará a probabilidade de suas páginas serem exibidas nos resultados de buscas.

Gostou? Comente e compartilhe este Artigo!

Fundador e diretor da Digital Prime Web Solutions, sonhador, empreendedor e autodidata. Responsável geral pela área de criação de sites, gerenciamento de mídias sociais e otimização dos sites – SEO

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!