Importância do domínio para SEO

Importância do domínio para SEO

Olá amigos da comunidade SEO, mais uma vez continuamos com nossos artigos sobre a Otimização Onpage, onde hoje estaremos abordado sobre a Importância do domínio para SEO. Talvez você já ouviu falar muito sobre esse assunto, porém as dicas a seguir são essenciais para um projeto decorrer da melhor forma possível, ganhando posições.

O objetivo do SEO é rankear sua página entre os primeiros da lista de um buscador, e para isso existem vários pontos. O domínio tem a sua parcela de importância nessa influencia de crescimento.

O trabalho de SEO é baseado em conteúdo, por isso o seu domínio também deve ser escolhido adequadamente ao conteúdo que você deseja trabalhar. Claro que abre-se a exceção para o trabalho realizado sobre uma marca, do qual será necessário uma escolha entre a marca e o conteúdo. Obviamente se a marca já tem uma boa credibilidade deve se optar por ela para a escolha do domínio.

Ao falarmos de conteúdo então diretamente estamos falando das palavras chave a qual desejamos trabalhar, embora essa técnica tenha perdido força devido as atualizações do Google, de uma correlação de 0,38 para 0,22 na influencia no rankeamento.

Um exemplo é se procurarmos por “bicicleta” no Google, veremos que os primeiros resultados não tem no domínio a palavra chave, já outros tem, e que como falado acima outros preferiram usar o nome da marca.

Que extensão de domínio escolher?

Se você estiver no Brasil escolha primeiramente .com.br devido a facilidade das pessoas localizarem e dos buscadores darem preferência ao país e língua que o domínio esta configurado para seus resultados. Em segundo caso escolha o .com que seria algo mais global. E caso você ja tenha pego outra extensão, você pode definir seu país e língua de preferência no Google Webmaster Tools.

Para escolher um domínio use e abuse de criatividade, que seja fácil de digitar e lembrar, porém nunca use hifens.

Autoridade do Domínio (Domain Authority)

Ao falarmos da importância do domínio para SEO não podíamos deixar de falar sobre a autoridade do domínio que nada mais é que um cálculo que designa a autoridade de um domínio baseada em quantidade e qualidade de outros domínios apontando para ele, tempo de existência do domínio entre outros requisitos.

Autoridade do domínio é fornecida pela SEOmoz, essa métrica é a nível de domínio, o que significa que cada página terá um outro valor específicoAmbas as métricas utilizam um valor logarítmico de 0 a 100. Quanto maior o valor de autoridade do domínio melhor um website é rankeado neste domínio em comparação aos outros com mesmo conteúdo, backlinks e outra métrica.

Para calcular a autoridade do seu domínio use a própria ferramenta da SEOmoz, o Open Site Explorer!

Domínio de preferência

O domínio de preferência é aquele que você gostaria de usar para indexar as páginas do seu site (às vezes é chamado de domínio canônico). Os links podem direcionar para o seu site usando versões www e sem www na URL (por exemplo, http://www.digitalprimews.com e http://digitalprimews.com). O domínio de sua preferência é a versão do site que você quer que seja usada nos resultados de pesquisa.

Você pode informar qual é o nome do domínio de sua preferência, assim os buscadores usarão essa informação para todos os rastreamentos futuros do site e para as atualizações de indexação. Por exemplo, se você especificar o domínio de sua preferência como http://www.digitalprimews.com e o Google encontrar um link para o seu site que esteja formatado como http://digitalprimews.com, eles seguirão o link escolhido http://www.digitalprimews.com como canônico. Além disso, o Google levará sua preferência em consideração ao exibir as URLs. Se você não especificar um domínio de preferência, poderá ser considerada as versões do domínio www e sem www como referências separadas para sites distintos, dividindo assim seu tráfego de visitas.

Você pode definir seu domínio de preferência no Google Webmaster Tools. E uma vez feito isso é bom usar um redirecionamento 301 para o domínio não escolhido como principal.

Conclusão

Um domínio tem sua grande parcela quando bem utilizado na otimização de um site. Se usarmos todas essas técnicas e aplicarmos todas as dicas poderemos usar a porta principal de nosso site como um grande influenciador para o rankeamento nos sites de busca!

Diretor da Digital Prime Web Solutions, 🎓 programador, 💻 web designer, ☕ amante de café, 🚧️ skatista, 🎶 baterista, 💪 bjj.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!