Google apresenta o Inceptionism

O Google liberou um código no qual a empresa explicava como fazia para entender melhor o funcionamento das redes neurais responsáveis por identificar o conteúdo das imagens que o site recebe.

As redes neurais, basicamente, são programas de computador desenvolvidos pelo Google que conseguem dizer, ao analisar uma foto, o que ela contém. Para ser capaz disso, elas são “treinadas”: recebem milhões de fotos que contém cachorros, por exemplo, e ao analisá-las conseguem entender mais ou menos o que significa “cachorro” digitalmente.

Cada rede neural é composta, segundo o Google, por dez a trinta camadas de “neurônios” artificiais, cada um responsável por analisar um aspecto da imagem. E, embora os pesquisadores tenham controle sobre alguns parâmetros do código, pouco se sabe sobre o que cada camada faz exatamente.

O “inceptionism” foi um código desenvolvido pela empresa para tentar entender melhor o que cada uma dessas camadas faz. O software recebe uma imagem e permite que o usuário escolha uma camada da rede neural para trabalhar sobre a imagem. Cada camada escolhida gera resultados diferentes.

Para produzir imagens ainda mais abstratas, a empresa testou usar o código para passar uma imagem por uma das camadas, depois dar zoom em um pedaço da imagem, e passar o resultado por outra camada (ou pela mesma camada novamente).

Após diversas iterações, a imagem resultante é, frequentemente, completamente irreconhecível (e bizarra). O google criou até mesmo uma “galeria do inceptionism” com alguns dos resultados mais chocantes de suas experimentações com o código e as redes neurais.

Confira algumas imagens abaixo:

Google Inceptionism 1 - Digital Prime Web Solutions Google Inceptionism 2 - Digital Prime Web Solutions Google Inceptionism 3 - Digital Prime Web Solutions Google Inceptionism 4 - Digital Prime Web Solutions

Fundador e diretor da Digital Prime Web Solutions, sonhador, empreendedor e autodidata. Responsável geral pela área de criação de sites, gerenciamento de mídias sociais e otimização dos sites – SEO

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!