seo foz, otimização de sites, consultoria seo foz, criaçao de sites foz

Criação de Sites com Diversão

Como um Web designer e desenvolvedor, todo trabalho de criação de sites tem que ser um único conjunto de metas e requisitos. Porem um objetivo que temos para todos os nossos projetos é que queremos que eles representem a boa impressão de cada pessoa, ou cliente. Desejamos que os nossos sites sejam memoráveis.

A Teoria da Diversão
Encontrei um site na internet onde seus criadores desenhavam e repensavam sobre coisas que encontramos na vida cotidiana, podendo adicionar um pouco de diversão. O objetivo era ver pessoas utilizando, algo que elas geralmente não usavam, mais passariam a usar por diversão.

Embora haja vários videos nesse site, o que mais me chamou a atenção foi a da escada de pianos. Neste vídeo, um experimento ocorre com um lance de escadas em uma estação de metrô. Ao lado da escada é uma escada rolante. Como eu tenho certeza que você pode imaginar, muito mais gente iria usar a escada rolante, ao invés de escada, durante o seu trajeto diário.

Uma noite, enquanto a estação foi fechada, os degraus foram transformadas em teclas do piano gigante que fariam um som quando foram pisadas. Como os passageiros saindo da estação no dia seguinte, eles foram recebidos com uma escada de piano gigante e muitos deles optaram por experimentá-la em vez de usar a escada rolante. Na verdade, 66% das pessoas, mais do que o normal usaram as escadas enquanto a instalação estava no lugar – um aumento incrível. Clique aqui e veja o vídeo!

Adicionando Diversão para os nossos Websites
Quando vi este vídeo, a primeira coisa que pensei foi como aplicável a lição de adicionar o divertimento é o trabalho que fazemos como profissionais da web. Usando diverção para criar uma experiência agradável a0 usuário, podemos oferecer às pessoas uma experiência maravilhosa que não só irá se lembrar, mas que poderão contar também aos outros.

Vamos definir diversão
Talvez eu deva voltar um pouco e explicar o que quero dizer com diversão. Eu não estou sugerindo que você vire o site do seu cliente em um circo de produção (a menos que, naturalmente, o seu cliente seja um circo). Estou simplesmente sugerindo que as alterações que adicionam um pouco de diversão para as interações ou elementos de um projeto pode trassar um longo caminho para ajudar os sites que você desenvolve tornam-se mais agradável de se usar, e mais memorável em geral.

“Diversão” não é o mesmo como “bobagem”. Você pode adicionar uma camada de prazer e diversão para a experiência do usuário sem fazer o seu cliente parecer infantil ou não profissional. O truque é saber a quanta de diversão a adicionar, onde e o melhor para adicioná-lo, e quando reconhecer que você foi longe demais.

Melhorando o comum
Há muitas páginas comuns em quase todos os sites. Ao olharmos uma página de um site típico como o “sobre nós” , ou formulário de contato, devemos torná-lo divertido e memorável, você pode definir que o site além de comum tenha um algo a mais.

Procurando por Diversão
Embora o Google seja mais conhecido por seus resultados de busca, a diversão que ele têm, frequentemente, na entrega desses resultados é uma parte importante da experiência do Google.

Primeiro, você tem os “rabiscos” lunáticos do Google  que aparece no lugar do logotipo da empresa em dias específicos. Esses doodles variam de gráficos simples para experiências totalmente interativas, tais como um jogo do Pac-Man, ou o tributo ao lendário guitarrista Les Paul. Há também uma série de tesouros escondidos que podem ser encontrados no Google, procurando por frases ou termos específicos. Procure a palavra “torta” em um navegador que suporta o recurso (Chrome, Safari,Firefox) e a tela vai literalmente inclinar-se para você.
A razão pela qual o Google é tão eficaz na diversão é porque eles fazemque a diversão discreta para os que a experimentam. O Google coloca a diversão para você lá fora se você quiser, mas o acesso ao serviço em si nunca é comprometido. Esta é uma chave fundamental para sucesso acrescentando diversão de um projeto. Claro, sempre se certificando de que não interfere com as características normais ou a finalidade do site em si.

Sabendo abordar
Um dos desafios com a adição de diversão para sites é saber quando parar. A quantidade certa de diversão pode criar uma experiência memorável, mas em demasia pode ter o efeito contrário, levando os usuários a se afastar devido a uma abordagem exagerada. Ainda assim, há momentos em que “muito” é a quantidade certa, e quando uma abordagem excede realmente funciona tanto para a marca e o site.

Fazendo sua mensagem memorável
O projeto de um grande site apoiará a mensagem geral do site ou propósito. Portanto, podemos nos esforçar para usar uma abordagem divertida, de criar não só uma experiência memorável, mas uma mensagem memorável.

Alguns sites podem não ser divertidos … Ou será que não?
Quando eu falo para os Web designers colegas sobre os benefícios da adição de diversão para os sites que estão criando, o argumento que mais frequentemente se fala é que os projetos que estão trabalhando não têm lugar para isso.
Sim, é verdade que existem projetos onde a adição de “diversão” é uma tarefa difícil, mas às vezes até mesmo sites de muita seriedade, tem como se prestar a uma abordagem divertida. Por isso pode ser mais eficiente usando os princípios abordados neste artigo.

Conclusão
A experiência da Web que é simplesmente “utilizável” não é mais memorável do que uma refeição que é meramente comestível. Assim como um chef se esforça para criar um menu que é verdadeiramente excepcional, por isso devemos, como profissionais da Web, esforçar-nos para projetar e desenvolver experiências e interfaces que são inesquecíveis. Esperemos que este artigo tenha demonstrado que uma de uma maneira isto pode ser alcançado, adicionar um pouco de diversão para os projetos que estamos desenvolvendo.
Se você está disparando o Photoshop para trabalhar nessa nova concepção, ou a construção de modelos de site com HTML e CSS, encorajo a considerar os exemplos e as lições mostradas neste artigo. Você quer criar experiências incríveis e memorável? Tente seguir um simples pedaço de conselho: Divirta-se!

Diretor da Digital Prime Web Solutions, 🎓 programador, 💻 web designer, ☕ amante de café, 🚧️ skatista, 🎶 baterista, 💪 bjj.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube  

Deixe seu comentário




CONTEÚDO VIP

Receba em primeira mão nosso conteúdo GRÁTIS direto em seu email!